quinta-feira, 21 de março de 2013

PORTO SUL! COESO diz que após saída de EVA CHIAVON veio o abandono


Integrantes do Comitê de Entidades Sociais em defesa de Ilhéus e Região – COESO, que reúne pelo menos 60 entidades, estão indignados com a demora para a implantação do Porto Sul. Em reunião hoje à tarde com o deputado Augusto Castro, em Ilhéus, acusaram o governo de descaso com o projeto que consideram “a esperança de soerguimento da combalida região cacaueira”. 

De acordo com o coordenador do COESO, o estivador Miro Duarte, desde que Eva Chiavon deixou o governo do Estado a região ficou abandonada, sem informações sobre o projeto. Presidente da Comissão Especial Porto Sul da Assembleia Legislativa, Augusto Castro assegurou seu apoio à defesa do Porto Sul e convidou representantes da entidade para comparecer à reunião da comissão e debater a questão com os parlamentares.

O COESO se mobiliza para lançar proposto contra o Ministério Público Federal, que entrou com uma ação para que seja revogada a licença prévia concedida pelo Ibama para a implantação do Porto Sul em Aritaguá, em novembro de 2012. Segundo Miro Duarte, tudo indica que o MPF quer a realização de mais audiências públicas. E questiona: “A gente estranha que o Ministério Público não tenha aparecido nas audiências públicas que foram realizadas nos outros municípios do entorno do projeto”.
O deputado Augusto Castro informou ao grupo que a Comissão Porto Sul aguarda as notas técnicas que solicitou ao secretário da Casa Civil Rui Costa, ao Ibama e a Bamin. A intenção é, posteriormente, além da sociedade de Ilhéus, mobilizar os municípios de Itabuna, Barro Preto, Itajuípe, Coaraci, Uruçuca e Itacaré, localizados no entorno do projeto.

Outra questão que está sendo criticada pela COESO, e que já tinha sido identificada pelo deputado Augusto Castro e demais membros da comissão foi a falta de uma ação integrada entre as secretarias estaduais em relação ao projeto. É cobrada a participação das Secretarias de Portos, de Meio Ambiente e de Planejamento. Além do coordenador do COESO participaram da reunião com o presidente da Comissão Porto Sul Dione Matos, representando a Força Sindical e o Sindicato da Construção Pesada, Libério Menezes, da Associação Comercial de Ilhéus, Crismélia Moreira, do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, Nelson Cardoso, do Sinditáxi, Telma Azevedo, da Rede Comunitária do Litoral Norte (Redecom), Cristiano Melgaço, do Sindicato dos Portuários, Dino Rocha, do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Ilhéus, e Elias Reis, do Sindicato dos Radialistas.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.