sexta-feira, 1 de março de 2013

ESPAÇO SAÚDE: Benefícios da água na perda de peso


A água dá sensação de saciedade, regula o metabolismo e dá uma força extra à queima calórica.
Não é preciso tomar água o dia todo, mas sim tirar  o melhor proveito de suas propriedades emagrecedoras. Uma delas é a sensação de saciedade que a água proporciona. Quem bebe dois copos de água cerca de 20 minutos antes das refeições acaba ingerindo menos comida. Isso ocorre porque o estômago vai estar parcialmente preenchido pelo líquido e  também porque, no cérebro, as regiões que controlam a fome e a sede ficam próximas uma da outra. Muitas vezes comemos algo pensando que estamos com fome, mas na verdade estamos é com sede.
Confundimos a sensação porque não temos o hábito de tomar água com frequência.
Outro fator que faz da água uma aliada e tanto para quem quer emagrecer é a capacidade de provocar liberação de um hormônio ligado ao controle de apetite, a colescistoquinina. Com o nosso organismo bem hidratado, o nosso metabolismo funciona no ritmo adequado, o que também é importante para quem quer emagrecer.
A água gelada é uma melhor opção para eliminar gordurinhas. Como o corpo necessita gastar mais energia para aquecer a temperatura do líquido, quando ele entra no nosso corpo o gasto calórico é maior.
Nosso paladar está tão acostumado a coisas muito doces e condimentadas que há quem não suporte o fato de a água não ter gosto.
Para dar um toque diferente a esta bebida é bom acrescentar gotinhas de limão, de laranja, ou de lima-da -pérsia no copo. Ou até mesmo folhas de hortelã.
Claro que ninguém vai emagrecer só por tomar água gelada, mas na soma da queima de calorias ao longo do dia isso pode fazer a diferença. O importante é ter sempre um copo ou garrafinha à mão e tomar água o dia todo.
*por Drª Ana Júlia Mafuz, Nutricionista, Nutróloga, Doutora em Medicina Natural e Nutrição Esportiva, Mestre em Nutrição Materno Infantil, Pós- Graduada em Toxicologia e Alergia Alimentar.

0 comentários:

Postar um comentário

.

.