quinta-feira, 7 de março de 2013

Conmebol libera torcida do Corinthians para jogos em casa e bane fora


Em julgamento realizado nesta quinta, a Conmebol decidiu que o Corinthians poderá voltar a jogar com portões abertos em casa, mas não poderá contar com sua torcida nas partidas como visitante durante 18 meses. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Luiz Felipe Santoro, advogado do clube, confirmou a informação. A medida vale para todas as competições organizadas pela Conmebol, como a Libertadores e a Recopa Sul-Americana. Caso o Corinthians jogue contra algum outro time brasileiro como visitante, mesmo que seja em São Paulo, não poderá levar torcida.
Além disso, informou que o time foi multado pela entidade em R$ 391 mil (aproximadamente US$ 200 mil). O jurídico do clube promete recorrer da decisão que bane sua torcida em estádios como visitante durante esse período.
Representante brasileiro na Conmebol, Hildo Nejar também confirmou à reportagem que a punição pela morte de Kevin Beltrán Espada, em jogo contra o San Jose, foi de um jogo sem torcida em casa. O Corinthians, jogando de portões fechados contra o Millonarios, já cumpriu a pena. 
Sendo assim, os torcedores já poderão ir ao jogo contra o Tijuana, na próxima quarta-feira, no Pacaembu. Os corintianos, agora, apenas não podem comprar ingressos para as partidas como visitante.
De acordo com comunicado divulgado pela Conmebol, caso o clube seja reincidente nos próximos cinco anos, sofrerá punições mais graves, conforme prevê o artigo 43 do Regulamento Disciplinar da entidade. O artigo não estipula que espécie de pena pode ocorrer neste caso, apenas que ele será mais severa do que a primeira.
A reunião desta quinta foi feita por teleconferência para definir a punição do Corinthians por conta da tragédia de Oruro. O julgamento era para ter acontecido na quarta, mas um dos integrantes do Tribunal Disciplinar da Conmebol não compareceu.
O julgamento é um desdobramento da morte do jovem Kevin, de 14 anos, que morreu atingido por um sinalizador de navio atirado por torcedores corintianos que assistiam ao empate por 1 a 1 com o San Jose, na Bolívia, dia 20 de fevereiro. O clube brasileiro, no entanto, não foi denunciado pela morte, e sim pelo uso do sinalizador, infração prevista no regulamento da Libertadores.
 
A posse do artefato poderia até causar a expulsão do Corinthians pela Libertadores, pela letra fria do regulamento. A Conmebol, no entanto, optou por não ser tão rigorosa e adotou uma medida parecida com aquela que foi aplicada ao Vélez, na última terça.

O clube argentino recebeu uma multa e foi obrigado a atuar uma vez com portões fechados. Além disso, terá de jogar sem torcida quando for visitante até a semifinal, caso chegue tão longe na competição. 
Dia 20 de fevereiro – O jovem Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador disparado por um torcedor do Corinthians durante a partida entre o clube paulista e o San Jose, que aconteceu em Oruro (BOL), válida pela Libertadores.
Relembre

Dia 21 de fevereiro – A polícia boliviana prendeu e indiciou 12 torcedores corintianos como suspeitos pela morte do garoto Kevin
Relembre

Dia 21 de fevereiro – A Conmebol puniu o Corinthians a atuar com portões fechados até que uma decisão fosse tomada
Relembre

Dia 24 de fevereiro – Um menor de idade, membro da Gaviões da Fiel, assumiu ter sido o autor do disparo que matou Kevin Espada.
Relembre

Dia 25 de fevereiro – O jovem, de 17 anos, que assumiu ter atirado o sinalizador que matou Kevin Espada prestou depoimento em São Paulo e foi liberado pelas autoridades
Relembre

Dia 26 de fevereiro – A Conmebol negou o recurso do Corinthians e manteve a punição de portões fechados no estádio do Pacaembu
Relembre

Dia 27 de fevereiro – Quatro torcedores do Corinthians conseguiram liminares na Justiça comum e conseguiram entrar no estádio do Pacaembu para acompanhar a partida entre Corinthians e Millonarios
Relembre

Dia 28 de fevereiro – O Corinthians fundamenta defesa e entrega para a Conmebol. No argumento, o clube paulista ignorou a presença dos quatro torcedores no Pacaembu
Relembre

Dia 6 de março – A Conmebol adia o julgamento que decidiria a pena definitiva ao Corinthians por conta da morte do garoto Kevin Espada. Prevista inicialmente para o dia 6 de março, a audiência foi modificada para a tarde do dia 7. ( UOL )

0 comentários:

Postar um comentário

.

.