quinta-feira, 14 de março de 2013

Bahia tem mais de 17 mil casos de dengue confirmados


Foram 17.301 casos de dengue registrados na Bahia, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os números apontam um crescimento de 6,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Até o momento, 43 municípios baianos estão com risco de epidemia, faltando apenas a validação dos dados territoriais para a efetivação do quadro. Destes, 13 já estão nesta situação, que vem assustando baianos.
Dos casos registrados na Bahia, 3.441 são de dengue clássico, 17 com complicações e 11 com febre hemorrágica. Até o momento, os municípios que concentram 49,19% dos casos são: Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi, Brumado, Feira de Santana, Barreiras, Paramirim, Tanque Novo e Mulungum do Morro e Itabuna.
Cuidados médicos
A automedicação e a demora em buscar atendimentos médicos são as principais preocupações das entidades de saúde, em relação aos pacientes de dengue.
Segundo a Coordenadora do Grupo Técnico Ampliado da Dengue, Elisabeth França, o risco de termos uma população doente pode ser considerado real. “ Não importa o quantitativo e sim que a população não adoeça. É necessário chamar atenção dos baianos para que entendam que estamos em um período de maior ocorrência. Assim que aparecerem os sintomas é necessário procurar ajuda médica”, aconselhou.
Especialistas alertam que os sintomas da dengue podem ser confundidos com o de uma gripe, mas é preciso ficar atentos a qualquer alteração no corpo como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, hemorragias importantes, palidez ou rubor facial, pulso rápido e fino, agitação ou letargia, desconforto respiratório, diminuição repentina da temperatura, redução do volume de urina, queda da tensão arterial, pele, mãos ou pés frios. (Fonte Tribuna)

0 comentários:

Postar um comentário

.

.